- Publicado em
- Adauto
- 5 Comentários
O mundo está cheio de caos. Há guerra, pobreza, fome e doença. Há injustiça, violência e opressão. Em meio a tudo isso, a igreja tem um papel importante a desempenhar. A igreja pode ser uma força para a ordem no mundo.
A igreja pode ser uma força para a ordem no mundo orando, agindo e vivendo de forma coerente com a pregação do Evangelho de Jesus Cristo.
Orando
A oração é uma forma poderosa de a igreja se envolver no mundo. Quando a igreja ora, ela está se unindo a Deus para pedir Sua intervenção em nome dos necessitados. A oração também pode ser uma forma de a igreja se unir e se fortalecer. Quando a igreja ora, ela está se lembrado de seu propósito e de sua missão no mundo.
Agindo
A igreja também pode restaurar a ordem no mundo por meio de suas ações. A igreja pode ajudar os pobres, os necessitados e os oprimidos. A igreja também pode trabalhar para promover a paz e a justiça no mundo. Quando a igreja age, ela está colocando o Evangelho em ação.
Vivendo
A igreja também pode restaurar a ordem no mundo por meio de sua vida. Quando a igreja vive de forma coerente com a pregação do Evangelho, ela está mostrando ao mundo o amor e a graça de Deus. A igreja também está sendo um testemunho para o mundo do poder do Evangelho para transformar vidas.
A igreja tem um papel importante a desempenhar no mundo para restaurar a ordem em meio ao caos. A igreja pode fazer isso orando, agindo e vivendo de forma coerente com a pregação do Evangelho de Jesus Cristo.
O Essencial
O livro Bonhoeffer Essencial, escrito por Henrique Ziller, um metodista amigo da minha família e atual Controlador Geral do Estado de Goiás, nos lembra que o essencial é viver sabendo que Deus e a verdadeira espiritualidade cristã não são transferidos para a eternidade além, como criam os teólogos alemães clássicos, cujas igrejas se aliaram ao nazifascismo, mas são realidades presentes aqui e agora, devendo ser encarnados e manifestados concretamente por meio das obras preparadas por Deus desde a fundação do mundo para que andássemos nelas.
Marchando como Igreja
Assim é que devemos marchar como igreja do Senhor, deixando as coisas que para trás ficam e prosseguindo para o alvo da nossa soberana vocação em Cristo. Devemos ser conscientes de que até a criação geme com dores de parto na expectativa da manifestação dos filhos de Deus.
A igreja tem um papel importante a desempenhar no mundo. A igreja pode ser uma força para a ordem no mundo. A igreja pode ser uma luz no meio da escuridão. A igreja pode ser um sinal da esperança que está por vir.
Vamos marchar como igreja do Senhor, deixando as coisas que para trás ficam e prosseguindo para o alvo da nossa soberana vocação em Cristo. Vamos ser conscientes de que até a criação geme com dores de parto na expectativa da manifestação dos filhos de Deus. Vamos ser uma força para a ordem no mundo. Vamos ser uma luz no meio da escuridão. Vamos ser um sinal da esperança que está por vir.
Como você pretende agir? O que você vai fazer a esse respeito na sua área de influência hoje?
Referências Bíblicas
• Mateus 6:9-13; Romanos 12:9-21; Gálatas 6:9-10; Efésios 4:1-3; Filipenses 2:1-4; Colossenses 3:12-17; 1 Tessalonicenses 5:16-18; 2 Tessalonicenses 3:13-15; 1 Timóteo 2:1-4; Tito 2:1-15; Filemom 1:9-10; Hebreus 13:1-16; Tiago 1:27; 1 Pedro 3:8-12; 2 Pedro 1:5-7; 1 João 3:16-18; 2 João 1:6-11; 3 João 1:4-8.
Fontes Pesquisadas
• Bonhoeffer, Dietrich. The Cost of Discipleship. New York: Macmillan, 1959.
• Ziller, Henrique. Bonhoeffer Essencial. São Paulo: Paulus, 2015.
Por: Adauto Santos, teólogo e professor
Sobretudo, a igreja deve orar.
Dietrich Bonhoeffer entendeu que o afastamento do mundo é perigoso… que o crente deveria viver na “citerioridade”, dentro da cidade, no meio deste caos que você descreve. É ali que ele deve viver sua fé, trazendo para Deus para o centro da vida diária, vivendo os valores do Reino, amando o próximo e fazendo o bem.
A igreja precisa sair das 4 paredes e avançar. Orando, pregando e vivendo o que ensina.
Uma alerta muito importante para os nossos dias. Falamos muito , porém fazemos pouco.
Só uma observação… Quando a professora cita o livro Bonhoeffer, quis dizer o livro dele ou o livro que leva o seu nome?!
Outra coisa, não acha que VIVENDO pode resultar, de forma automática, nos desafios apresentados?!
Um forte abraço!
Sim, vivendo o Evangelho de Cristo de modo coerente cada cristão, cumprindo sua função no corpo, há de contribuir para que a igreja transforme essa realidade adversa.