RESENHA SOBRE A LIVE  Ministério com Crianças: Nutrindo a dos Pequenos”, ocorrida
no dia 10 de outubro de 2023, com a Professora Polli Ramos.

A live da Faculdade Teológica Batista de Brasília – FTBB, “Ministério com Crianças: Nutrindo a Fé dos Pequenos”, ocorrida no dia 10 de outubro de 2023, tem como intuito discutir a importância do ministério com crianças, tanto na perspectiva das crianças quanto do professor que toma a frente desse ensino.

Para tal fim, Arthur, estudante de 9 anos do Colégio Batista de Brasília, felizardo da Igreja Memorial Batista; Teodoro Lobão, estudante de 10 anos do Colégio Batista de Brasília; Manu e Miguel Graçano, irmãos estudantes do Colégio Batista também; e, Maria Eduarda Ignowsky, de 9 anos de idade; compõem a live, em conjunto com a professora Polli Ramos – idealizadora do projeto “@boorabrincar”, e a mediação da professora Eliene Dias, coordenadora  de  cursos  EAD  da  FTBB,  em  conjunto  do  Pr. Andrei Medeiros – suporte técnico. 

A discussão inicia-se com Arthur, apontando a importância do trabalho com crianças na igreja enquanto agente possibilitador do pronto e diário aprendizado da Palavra de Deus. Isto é, não só quando “grande” – em fase adulta, mas desde pequeno. Seguidamente, Teodoro expressa seu prazer em ver seus amigos na igreja. 

Esses dois comentários elencam para a professora Polli a suma importância de nutrir a Fé dos pequenos, o fato da igreja começar nos ministérios com crianças – lugar de convívio, conforme Teodoro salienta, que faz parte  da vida das crianças. 

Uma das problemáticas geradas da falta desse entendimento, segundo a professora, são os rótulos dados ao ministério com crianças, “ministério infantil”, “cultinho”, até atividades do próprio ministério em si ganham esse caráter,“louvorzinho”. Rótulos que mutilam  a  seriedade do trabalho ao construírem uma distinção hierárquica entre o que é reservado aos adultos e o que não é – “relação x maior que y”, culto > cultinho, o que acaba por obscurecer a visão da importância do ministério. No ministério com crianças, embora diferente,  a  Palavra  também  é  ministrada.  Ali  as  crianças  apresentam suas dificuldades, dúvidas e desafios de Fé. 

A figura representativa dos princípios desse departamento é associada a uma Amarelinha, para brincar de amarelinha é preciso ter objetivo, noção de espaço, estratégia, força, equilíbrio e diversão! Do mesmo modo, o ministério com crianças precisa ter claridade no seu objetivo, de conduzir as crianças ao Céu; compreender que seu espaço, limite, não se restringe  a  sala  de  aula,  mas  integra um todo – como o relacionamento de pai e filhos; conhecer  as  estratégias  corretas  para  seu  efetivo  funcionamento;  exercer  com  força  e equilíbrio suas atribuições, cuidando dos voluntários, investindo tempo e construindo relacionamentos entre família- Igreja. E, por fim, ser um lugar divertido – lúdico. 

Entretanto tudo isso só se constrói, assim como o Céu da amarelinha, com constância. As crianças precisam firmar sua em Deus e tal perspectiva não é construída somente no momento de brincadeira, no momento da escola bíblica dominical, no “ministério infantil” mas no aplicar esses valores por parte das crianças em suas vidas, ao ir para escola, para a casa. E,  principalmente, no caráter singular de cada uma delas de ser Igreja.

Por: Natam Dourado. Graduando em Teologia, na FTBB

Enviar Dúvidas ou Comentários