Como ter uma visão de futuro segundo a Bíblia

Olá, queridos leitores do blog! 

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma experiência que eu tive recentemente e que mudou a minha forma de ver o futuro. Eu sou uma pessoa que sofre de miopia, ou seja, eu não consigo enxergar bem de longe. Isso me atrapalhava muito na escola, no trabalho e até na igreja. Eu tinha dificuldade para ler as placas, os livros e até a Bíblia. Eu vivia com os olhos apertados, tentando focar nas coisas, mas sem sucesso.

Ainda na adolescência, fui ao oftalmologista fazer um exame de vista. Para a minha surpresa, ele me disse que eu precisava usar óculos. Eu fiquei um pouco resistente no início, pois eu achava que os óculos iam me deixar ainda mais feio e estranho. Mas ele me convenceu de que era para o meu bem e me receitou um par de lentes adequadas para o meu grau de miopia.

Quando eu coloquei os óculos pela primeira vez, eu fiquei impressionado com a diferença que eles fizeram na minha visão. De repente, eu consegui ver tudo com clareza e nitidez. As cores ficaram mais vivas, os detalhes ficaram mais evidentes e as formas ficaram mais definidas. Eu me senti como se tivesse nascido de novo, como se tivesse ganhado um novo par de olhos.

Após alguns anos eu percebi que a minha visão física era um reflexo da minha visão espiritual. Eu também sofria de miopia espiritual, ou seja, eu não conseguia ver o plano de Deus para a minha vida. Eu vivia preocupado com o presente, com as dificuldades, com os problemas e com as circunstâncias. Eu não tinha esperança nem confiança no futuro. Eu não conseguia ver as promessas de Deus para mim.

Foi então que aos 23 anos, após me converter à mensagem de salvação do Evangelho de Cristo, eu me lembrei de uma das minhas passagens prediletas da Bíblia que eu já lia desde a infância. É o livro do profeta Jeremias, capítulos 31 a 40, que relata sobre a visão de futuro que Deus tem para o seu povo. Nesses capítulos, Deus revelou a Jeremias a sua nova aliança com Israel depois do exílio de 40 anos na Babilônia. Deus prometeu restaurar, perdoar, abençoar e proteger o seu povo. Assim diz o Senhor Deus:

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3)

“Eu lhes darei um coração capaz de conhecer-me e de compreender que eu sou o Senhor. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles voltarão para mim de todo o coração.” (Jeremias 24:7)

” Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

“Eu os curarei da sua infidelidade; eu os amarei sem reservas.” (Oséias 14:4)

Essas palavras me tocaram profundamente e me fizeram ver que Deus é fiel e cumpre as suas promessas. Ele tem um plano perfeito para cada um de nós e ele quer nos dar uma visão de futuro segundo a sua vontade.

Por isso, eu quero convidar vocês a fazerem como eu fiz: coloquem os óculos da fé e vejam o futuro com os olhos de Deus. Não se deixem limitar ou distorcer pela miopia espiritual. Vejam as promessas de Deus para vocês e creiam nelas. Sejam fiéis à aliança que Deus fez com vocês e cumpram os seus compromissos diante dele e do próximo.

Para ilustrar melhor esse tema, eu quero citar algumas outras passagens bíblicas que mostram como as pessoas podem ter problemas de visão espiritual e como elas podem ser curadas por Deus.

– Em 2 Reis 20:18-19, vemos o exemplo do rei Ezequias, que recebeu uma profecia terrível de que os seus descendentes seriam levados cativos para a Babilônia. Em vez de se arrepender e buscar a Deus, ele se conformou com o seu destino e disse: “Pelo menos haverá paz e segurança enquanto eu viver”. Ele teve uma visão egoísta e imediatista do futuro, sem se importar com as consequências para as gerações futuras.

– Em 2 Reis 6:15-17, vemos o exemplo do profeta Eliseu e do seu servo, que foram cercados por um exército inimigo. O servo ficou apavorado e disse: “O que faremos, meu senhor?”. Eliseu, porém, tinha uma visão sobrenatural e confiante do futuro, pois ele sabia que Deus estava com eles. Ele orou para que Deus abrisse os olhos do seu servo e ele viu que havia um exército celestial maior e mais poderoso do que o exército terreno.

– Em João 9:1-41, vemos o exemplo de um homem que nasceu cego e foi curado por Jesus. Ele teve uma visão física e espiritual restaurada, pois ele reconheceu Jesus como o Filho de Deus e o adorou. Por outro lado, vemos o exemplo dos fariseus, que eram cegos espirituais, pois eles rejeitaram Jesus e o milagre que ele fez. Eles preferiram ficar nas trevas do que ir para a luz.

Esses exemplos nos mostram que a nossa visão de futuro depende da nossa relação com Deus. Se nós nos aproximamos dele, ele nos dá uma visão clara, esperançosa e fiel do futuro. Se nós nos afastamos dele, ele nos deixa com uma visão turva, desesperada e infiel do futuro.

Eu tenho certeza de que assim vocês terão uma visão de futuro abençoada e gloriosa. Como vocês podem se preparar para tanto? Tenho duas sugestões para começarem: 

1 – Fazer uma lista dos compromissos assumidos e avaliá-los;

2 – Tomar atitudes de fidelidade diante de Deus e do próximo.

Que lhes parece?

Que Deus abençoe a todos!

Por: Adauto Santos. Teólogo, professor, escritor.

Enviar Dúvidas ou Comentários